quinta-feira, 25 de março de 2010

QUADROS FALSOS

OS QUADROS FALSOS

Este é um assunto muito pitoresco na área da pintura e representa um verdadeiro tabu.- Ninguém toca no assunto como se as falsificações de quadros não existisse.
Existe nuances na área de falsificações que somente quem conhece muito bem a área sabe das possibilidades de se produzir falsificações.-
Os quadros falsos começaram a aparecer com a super-valorização do mercado de arte , então passou a ser tentador entrar nessa área.
O status de riqueza e poder econômico sempre foi representado por mansões, carros importados e um grande acervo de obras caras. No caso, obras de arte eram ideais para direcionar dinheiro sem origem, ou como se diz, o “caixa 2”.-
Esse era o campo fértil para os falsários que junto com os vendedores de quadros inescrupulosos, implantavam uma industria de obras falsas.
Primeiro temos que considerar que é fácil falsificar pintores brasileiros porque, principalmente a produção de inicio de carreira é um tipo de arte que não tem conteúdo,não tem qualidade, não tem estilo, com uma variação de técnicas, suportes em estado elementar e primário.- Estas considerações não tem cunho depreciativo, apenas porque todo iniciante pinta de tudo , com qualquer técnica e em qualquer lugar. Este procedimento se verifica com todos os pintores.- Picasso desenhava em guardanapos de restaurantes, , Bonadei pintou em uma frigideira e em uma taboa de cortar carne , e assim os exemplos se sucedem. No caso do iniciante ficar famoso e virar um gênio da pintura, tudo que leva sua assinatura vai valer muito. Com isto fica fácil pegar um quadro antigo de algum pintor desconhecido , colocar o nome de alguém famoso, ficando difícil identificar se realmente é ou não autentico.-
Existe uma estimativa de experts de que um pintor valorizado tem, com certeza, 1/3 de sua produção falsa, com isso os quadros falsos de boa qualidade acabam virando autênticos.
Um dos aspectos que dificulta a identificação de uma obra falsa é a identidade de seu proprietário.- Quem duvidaria que obras de arte de um banqueiro, industrial, políticos, seria falso? Jamais! – aí passa a ter um referencial que autentica a obra: tal quadro pertenceu ao acervo de Fulano de Tal.
Outro fato interessante que ocorre com obras falsas é quando alguém descobre que seu quadro é falso não trás o fato a público nem denuncia.- Não vai querer realizar um prejuízo.- Procura sair do mico passando o quadro adiante.- São raríssimos os casos de denuncia.-
Não sei se hoje continua o mesmo esquema, mas antigamente um critico cobrava 10% do valor da obra para dar um expertise.- Esta prática era normal e válida , pois tinha que ter algum perito para atestar a qualidade da obra, e os críticos assumiam esse papel.- Em se tratando de obras valiosas, essa porcentagem era algo significativo o que não era de se estranhar que se a obra falsa fosse de boa qualidade passasse a ser autentica como em um passe de mágica.-
A coisa ficou tão avacalhada que os expertises perderam o crédito, mas já era tarde, assim uma grande quantidade de quadros entrava para o mundo real e quem iria contestar?
Uma curiosidade que pouca gente conhece para autenticar um quadro valioso
Pegava-se uma obra de um autor desconhecido porem cuja pintura era próxima de determinada fase de algum pintor famoso.- Eliminava-se a assinatura original do pintor desconhecido e colocava o nome do pintor famoso.- Note-se que no caso a falsificação é só da assinatura. Pois bem , rasga-se a tela em algum lugar pouco importante da pintura , por exemplo, no céu. Daí levava a tela para um restaurador conhecido, de prestigio,- Quando termina o trabalho de restauração é praxe dar um recibo inclusive para mostrar lisura de que a obra foi restaurada.- Acontece que no recibo o restaurador coloca a seguinte afirmação “... tela atribuída a Fulano de Tal”.- No caso a palavra “atribuição” não é uma afirmação de que é de autoria do Fulano de Tal, apenas se atribui a ele. Assim essa atribuição de autoria valia como uma expertise. Afinal quem iria restaurar uma obra falsa?
Existem também as autenticações de obras de arte feitas pela família do pintor.- Cônjuges, filhos irmãos, tios , etc. que para os galeristas e colecionadores era um argumento positivo.- Na minha opinião, na condição de pintor, essas avaliações não tem credito nenhum porque a família e parentes não acompanham o dia a dia do artista.- Comprovo isso porque minha mulher e filhos muitas vezes se surpreendem quando vêem certos quadros meus.- Eles não conhecem tudo que produzi e jamais poderiam reconhecer.-
Avaliar por achar que tem “o jeito” do artista é absurdo.- E quantas expertises de familiares existem por aí? Para o proprietário do quadro é um referencial necessário para a negociação da obra.-
Como disse antes, todo pintor em inicio de carreira oscila entre diversas técnicas e estilos.- Experimenta e pesquisa de tudo. Faz parte do processo de criação. O artista evolui e certas fases ficam distantes do amadurecimento final. Com isso fica fácil enxertar obras falsas no meio da produção, considerando que obras falsas não são cópias mas sim criações com o maneirismo e estilo de determinado pintor.-
Para quem conhece os abstratos de Manabu Mabe, em composições cromáticas de cores primarias gestuais, jamais poderia imaginar as naturezas mortas constituídas por abacaxi, bananas, laranjas que fazia em seu inicio em Marília – SP.
Consta que Marc Chegall ia anualmente aos EUA ver o que havia de obras falsas em seu nome. Picasso autenticou diversos desenhos falsos que lhe atribuíram autoria.-
Como se vê até o próprio artista fica confuso quanto a sua autoria.-
Ingres speltri - revisto em 02-2010

5 comentários:

  1. È espantooooooooooooso!! Não consigo encontrar palavras para expressar minha indignação!!
    Lucilene Faria - Panamericana

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  2. Muito bom Speltri! Escelente texto, obrigado! Abs Paulo

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  3. Oi Ingres, muito bom seu texto, eu me deparei com um caso e preciso de uma opinião, 30 pinturas que figuram um catálogo, um falsário se diz autor sendo 15 dadas como autenticas e 15 como duvidosas, devo fazer algo? Abraço, Caetano

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  4. oi ingres tenho uma de suas obras como saber se original, obrigado.

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  5. olha estou disposto a doa-la pra quem gosta.

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