sábado, 20 de fevereiro de 2010

PODE-SE VIVER DE ARTE?

Essa é o tipo da pergunta que traz em seu conteúdo um ranço ou melhor, um conceito exportado por Paris de meados do século XIX, de que arte era um”produto” intelectualizado, praticado por idealistas, boêmios, pessoas ociosas que formavam uma casta a margem da sociedade.- Assim , todo artista em qualquer modalidade de arte, principalmente as artes plásticas, não seria bem visto como candidato a genro dentro de qualquer família de qualquer classe.-
Com o advento das muitas Faculdades de Artes que surgiram, abrangendo todas as modalidades de artes que existe, esse conceito mudou e o artista passou a ser respeitado como um profissional e não mais como um pária da sociedade. Como também as Faculdades passaram a funcionar como uma espécie de “peneira”, filtrando os verdadeiros talentos e eliminando os aventureiros de plantão.- Não existe mais espaço para os aventureiros, mas não falta oportunidade de trabalho remunerado para os técnicos que desenvolveram teorias , técnicas, habilidades e competências nas aulas das grandes escolas como a Escola Panamericana de Arte e Design, na qual leciono.
Não sou contra os autodidatas, mas temos que considerar que enquanto eles levam dez, vinte anos para evoluir em técnica e conceitos, esse tempo poderá ser abreviado em dois ou três anos em uma boa escola com bons mestres de competência comprovada como é o caso da Panamericana cujos formandos são disputados no mercado de trabalho com colocação garantida..- Quanto tempo o iniciante vai levar, e quantos livros vai ter que ler para saber quantos tipos de suporte para pintura existem? Quais os tipos de impermeabilização, tanto vegetal, mineral ou sintética? Qual o tipo ideal para um determinado efeito? A relação cronológica e a importância dos estilos de pintura . Em que contexto está inserida sua própria pintura. Como se prepara uma tela para um determinado objetivo. Os tipos de tintas, suas formulas. Os tipos de aglutinantes, secantes, verniz.- Os mais variados tipos de tempera( de ovo, leite, breu,etc).- O que é encáustica , pastel seco e oleoso, acrílico e aquarela.. Como é que o autodidata vai compreender o passo a passo da composição formal, tonal e cromática? O Universo que abrange o mundo da pintura. A técnica da mistura das cores para conseguir as suas pessoais que afirmam seu estilo e personalidade artística. Enfim, como é que o iniciante, sem orientação vai conhecer e desenvolver essas e outras infinidades de medidas que um pintor seguro e competente deverá demonstrar em seus trabalhos. Agindo sem esses conhecimentos o trabalho final será visivelmente inseguro e falho, para não dizer medíocre.
A competência artística , tanto para se fazer arte como para apreciá-la depende do grau de cultura do individuo. Para alguns um quadro de rosas seria uma maravilha ainda mais se conseguissem pintá-lo, no entanto dentro do conceito atual do estagio das artes contemporâneas, esse quadro poderia ser extremamente banal, medíocre, superado.- Porem, tem gente que pinta esse quadro de rosas, com uma técnica primaria, insegura, manda fazer um cartão de visitas : “Fula da Tal” – Artista Plástica. Tem quem acredite e tem quem aceite. O mundo está cheio de mistificadores bem ( ou mal) intencionados.
Da pratica de todas as artes, eu diria que a pintura é a mais cruel porque é a mais lenta de todas em sua formação,.- Não se forma artistas plásticos em um estalar de dedos.- É raro, muito raro ver um artista plástico “pronto”, dominando sua arte ainda jovem.- Ainda mais se considerarmos que a técnica se adquire dependendo do tempo que se dedica a ela e nisto se inclui pratica,conceitos, teoria, estudos, historia, etc.- A arte é um sacerdócio.
Por isso a importância de se fazer um curso em uma escola cuja competência é testada pelo mercado e pelo publico a 46 anos como a Escola Panamericana., onde se desenvolve talentos, exercita-se a criatividade, estabelece competência e ainda promove uma extensão cultural, com status de profissional de alto nivel.- Como se vê, em uma escola com esse gaba rito, o aluno faz arte por vocação ou por técnica.
Outra pergunta que se faz é se as técnicas de Artes Plásticas se renovam e se reciclam?
É claro que as técnicas se renovam e se reciclam.- Quem é que vai usar fogão a lenha se tem fogão a gás? Quem vai usar lamparina de óleo se existe a luz elétrica? Quem vai andar a cavalo ou carroça se tem o automóvel? E assim por diante.- Porque usar materiais de quinhentos anos atrás se temos hoje novos elementos mais eficientes e com resultados excelentes.- É o caso da tinta acrílica que considerando os séculos de pintura é uma tinta relativamente nova.-
Outro aspecto importante da evolução tecnológica é que tradicionalmente um pintor tinha que ter um atelier com toda parafernália que envolve instrumentos e matérias para “fazer arte”.- Hoje , uma “maquininha” chamada computador substitui o atelier com infinita vantagem ( e asseio).-
Existe um preconceito em afirmar que não se ganha dinheiro com arte.- Isto é um tabu que vem ainda da fama do artista exportada por Paris do Séc.XIX.-
Quem prova que não se ganha dinheiro com arte? Vejamos, quantos professores de arte que existem? Dão aulas de graça? Quantos críticos? Quantos cenógrafos? Quantos restauradores existem? Todos vivendo da arte. Acontece que a mentalidade do povo é bitolada e pensa que o artista vive somente de produzir arte, um quadro por exemplo, e vende-lo.- Vender o produto final não é a única vertente do profissionalismo artístico.
É o meu caso, por exemplo, sou um artista plástico contemporâneo e vivo de dar aulas.
Quantos médicos, advogados, engenheiros,jornalistas, economistas, etc. são despejados no mercados de trabalho todo ano pelas faculdades? Todos eles tem trabalho? Todos eles ganham dinheiro? Não.- Somente os competentes conseguem seu lugar ao Sol. Como já dissemos, o mundo não tem mais lugar para profissionais aventureiros sem formação acadêmica.Isso acontecia quando não tinha faculdades.Hoje a competição é muito acirrada.

Quando perguntam se é preciso estar sempre atualizado nesse ramo, eu diria que a fisiologia do pintor (ou de qualquer artista) funciona da seguinte maneira. Primeiro ele pratica,estuda,desenvolve conceitos, adquire seu estilo e sua linguagem pessoal com conteúdo Universal .- Depois disto ele fica “antenado” com o mundo, “materializando” em formas visuais o desenvolvimento da Humanidade e do seu tempo. Ou o artista é do seu tempo ou não é de tempo nenhum..-
A humanidade poderia ser dividida em três segmentos : Ciência. Arte, e religião(política).- A ciência é que inventa, descobre, vai pra lua, desvenda o DNA, desenvolve tecnologias, etc.- A política administra isso tudo. A arte registra.

Para se atualizar e dominar as diversas técnicas sem fazer um curso , como dissemos no inicio desta matéria, o iniciante levaria muitos anos e mesmo assim iria adquirir vícios que prejudicariam o resultado de seu trabalho.- Seria o mesmo que um musico tocar de ouvido, sem saber ler uma partitura.- poderia até sair uma bela musica mas esse musico jamais tocaria em uma orquestra. Portanto, se o iniciante em arte quiser ter uma formação segura, competente, com uma base sólida para integrar o mercado de trabalho competindo com os melhores, e ganhar dinheiro, é imperativo que tenha uma formação em uma escola com idoneidade comprovada pelos profissionais do mercado como a Escola Panamericana que tem um profissional notável de cada área do mercado de arte para avaliar seus próprios alunos alem de seu próprio Conselho Superior de Classe.- Considere-se ainda que esta profissionalização , especifica e privilegiada, ao contrario do que muitos pensam, está ao alcance de todos.- É só vencer a timidez e descobrir o potencial que cada um tem dentro de si.-
Ingres Speltri – Professor de Artes Plásticas da Escola Panamericana de Arte e Design

Um comentário:

  1. Os tempos mudam, mas a arte continua sendo arte. E se nosso papel é "registrar e até impulsionar a evolução humana", que façamos da melhor maneira possível, em prol de um bem maior que nosso próprio amor pela arte em si, que acredito ser dispertar o gosto pela cultura em outras pessoas. Professor suas palavras me ensinam muito. Obrigada.

    ResponderExcluir